Qualquer um além de noz

Fiquei casado por cinco anos até começar a pensar em ter um filho. Este foi um passo muito importante de ser dado. Depois que meu filho nasceu, minha rotina mudou completamente. A decisão de se ter filho deve ser muito bem pensada e programada. Mas nem sempre é assim que acontece.

Juno tem seus 16 anos, uma adolescente tipicamente revoltada que, em sua primeira experiência sexual, engravida. Para qualquer menina da sua idade, esta situação seria traumática, mas não para ela. É impressionante sua maturidade e a calma com que encontra uma solução para o seu delicado problema.

juno
O filme tem um elenco nerd de peso. Juno é Ellen Page, a mutante Kitty Pryde de X-Men. Seu par romântico é Michael Cera, que fez Scott Pilgrim Contra o Mundo. Seu pai é J.K. Simmons que é a reencarnação “live-action” de J.J. Jamenson, o editor chefe do Clarim Diário e chefe de Peter Parker, o Homem-Aranha. O elenco ainda conta com Jennifer Garner, a Elektra que teve um “affair” com o Demolidor.

Michael Cera é um corredor magrelo e tímido, melhor amigo de Juno. Interessante como ele não cria nenhum conflito ou objeção com o destino que Juno dará para seu filho. Ele se importa mais com sua amizade do que com o futuro do bebê.

A trama é dividida pela passagem das estações do ano, que são claramente marcadas pela fotografia.  A gravidez é acompanhada por toda a escola com um mix de desprezo e curiosidade. Mas sem nenhum tipo de lição de moral.

Destaque para a singela canção final “Anyone Else But You”, que deixa claro que o relacionamento do casal consegue sobreviver diante de todos os acontecimentos.

90-nozes

9 nozes

Eu achava que aquelas cenas clássicas de parto, com a mulher gritando e fazendo força, aconteciam apenas em obras de ficção. Mas mudei meu conceito quando minha esposa teve um parto normal, não programado e que levou menos de duas horas do momento que entramos no hospital até a hora em que estávamos com nosso filho no colo.

É a vida imitando a arte.

Por Fábio Moreira: Que adora músicas de dois acordes.