Quanto tempo Bill Murray passou no Dia da Marmota?

Feitiço do Tempo (Groundhog Day – 1993) – Sabre e Nozes, e Nozes, e Nozes, e…

Sabe quando você lembra que assistiu a um filme, mais de uma vez, mas não lembra direito dos detalhes? Foi por isso que resolvi revisitar “Feitiço do Tempo”, comédia estrelada por Bill Murray (Dr. Peter Venkman – meu Caça-Fantasmas favorito) e Andie MacDoweel (par romântico de Hugh Grant em “Quatro Casamentos e um Funeral).

Phil Connors é um repórter escalado para cobrir as festividades do Dia da Marmota (02 de fevereiro) em Punxsutawney, pequena cidade do Estado da Pensilvânia, EUA. E Rita Hanson é sua assistente.

Após o termino do trabalho, os dois são obrigados a pernoitar na cidade por causa de uma nevasca. Inexplicavelmente, Phil acorda novamente no dia 02 de fevereiro às 6:00hs ao som de “I Got You Babe”. E esse dia irá se repetir indeterminadas vezes.

Feitico do tempo

A quebra do “feitiço” é bem previsível. O mocinho tem que conquistar o coração e a admiração da mocinha. Mas quanto tempo isso levou para acontecer?

Efetivamente são mostrados durante o filme 35 ou 36 dias. Mas com certeza foi muito mais que isso.

Eu estudei violão e guitarra durante uns cinco anos e nunca toquei grande coisa. Bill Murray dá um show no piano e em sua primeira aula a professora faz aquela cara de que o aluno não leva jeito pra coisa. Pelo menos uns dez anos de treino.

Para ser um escultor é preciso ter dom. Agora pra esculpir uma figura angelical em um bloco de gelo com serra elétrica? Uns vinte anos no barato.

Em uma das cenas do restaurante Phil fala um pouco sobre a vida de cada uma das pessoas que está ao seu redor. E subentende-se que ele já conversou com todas as pessoas da cidade. Supondo que tenham cinco mil pessoas, para ele realmente decorar alguma característica de cada um, seria necessário reencontrar cada um, umas cinco vezes. Uns cinquenta anos.

Outra passagem interessante é quando ele vai roubar o carro-forte. Tudo estava rigorosamente cronometrado. Aquele exato momento foi vivido muitas vezes para sair perfeito como foi mostrado.

Interessante também destacar as inúmeras tentativas frustradas de salvar um senhor de idade que acaba sempre morrendo. Certos eventos não podem ser alterados.

Nosso repetitivo repórter ficou preso no Dia da Marmota durante no mínimo uma centena de anos. Embora seu corpo aparentasse a mesma idade, sua mente seria muito mais velha do que aparenta.

Por que então depois de viver tanto tempo, o centenário Phil se interessaria por uma inocente jovem? Ah! Esqueci. Era só uma comédia.

E você? Se pudesse escolher um dia para repetir várias vezes, qual seria?

70-nozes

7 nozes

Por Fábio Moreira: Que sabe o dia exato que gostaria de repetir.