Rosa vermelha me ensina a direção…

Appaloosa – Uma Cidade sem Lei (Appaloosa – 2008)

Duelo de Sabres e Nozes

Para mim Appaloosa era somente uma casa de shows que fica em Quatis, cidade do interior do Rio de Janeiro, próxima a Volta Redonda. Fui nela somente uma vez, há uns quinze anos. Lembro de ter escutado o hino da casa e um de seus versos dizia: “Rosa vermelha me ensina a direção”. Que remetia as placas que sinalizavam o caminho para se chegar ao local. Como fazia muito frio e eu estava mal agasalhado, não consegui ficar lá por muito tempo.

Por isso o nome deste filme me despertou interesse. Nunca imaginaria que Appaloosa fosse uma cidade no Novo México da época do Velho Oeste.

Appaloosa

Os atores também merecem destaque: Ed Harris (O Segredo do Abismo e Apollo 13), Viggo Mortensen (Aragorn filho de Arator da trilogia O Senhor dos Anéis), Jeremy Irons (O homem da máscara de ferro e a voz de Scar de O Rei Leão) e Renée Zellweger (O Diário de Bridget Jones e Chicago).

Virgil Cole (Harris) e Everett Hich (Mortensen) chegam à cidade para substituir o antigo xerife que foi morto por Randall Bragg (Irons). Entra no meio da disputa Allison French (Zellweger) que flerta com os três. Um bom faroeste com cenas de trem, índios, perseguições a cavalo e duelos.

Vasculhando na internet encontrei a música da Appaloosa de Quatis.

80-nozes

8 nozes

Por Fábio Moreira: Que nunca foi desafiado para um duelo até a morte.