Top 5: Ed Harris

Hoje é aniversário de Edward Allen Harris, 64 anos. Foi indicado ao Oscar quatro vezes, três como melhor ator coadjuvante, em Apollo 13, O Show de Truman e As horas; e uma vez como ator principal, em Pollock.

Já comentamos sobre o filme Appaloosa – Uma cidade sem lei, em que Harris atua e dirige e em Lado a Lado com Julia Roberts e Susan Sarandon. Mas vamos para a minha lista com os cinco melhores filmes de Ed Harris:

5) Os Eleitos – Onde o Futuro Começa (The Right Stuff – 1983)

Dirigido por Philip Kaufman.

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Tom Wolfe sobre os pilotos de testes que participaram de testes para o Projeto Mercury, a primeira tentativa de voo espacial tripulado dos Estados Unidos.

 4) Círculo de Fogo (Enemy at the Gates – 2001)

Dirigido por Jean-Jacques Annaud.

O filme conta a história de dois franco-atiradores, Ed Harris é o alemão e Jude Law, o russo. Durante a batalha de Stalingrado de 1942 a 1943.

Não confundir com o recente Pacific Rim (2013).

 3) Meu nome é rádio (Radio – 2003)

Dirigido por Mike Tollin.

O filme foi inspirado em fatos reais ocorridos em 1976 na cidade de Anderson, Carolina do Sul. Sobre o relacionamento entre o treinador de futebol americano Harold Jones (Harris) e um jovem com deficiência mental, James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.).

 2) O Show de Truman: O Show da Vida (The Truman Show – 1998)

Dirigido por Peter Weir.

O filme mostra a vida de Truman Burbank (Jim Carrey), um homem que não sabe que está vivendo dentro de um programa de televisão, transmitido 24 horas por dia para bilhoes de pessoas ao redor do mundo. Truman começa a suspeitar da realidade e embarca em uma busca para descobrir a verdade de sua vida.

1) O Segredo do Abismo (The Abyss – 1989)

Dirigido por James Cameron.

Uma equipe de cientistas em uma plataforma civil de exploração de petroleo se ve repentinamente com a missao de tentar resgatar um submarino nuclear que afundou misteriosamente. Durante a operação de resgate algo totalmente inesperado acontece.

Se não assistiu algum filme desta lista, todos são altamente recomendados.

Você concorda com a lista?

Esqueci de algum filme mais relevante?

Faça a sua também.

Por Fábio Moreira: Que teria muito medo de descer no abismo.